Meu nome é Viviane Melo,
Atuação na Psicologia e Neuropsicologia Clínica.
Atendo clinicamente desde 2006.
Para mim cada atendimento é único. Busco ajudar meus pacientes a perceberem o seu potencial, para que, a partir disso, possam alcançar melhoras em sua saúde psicológica.
Procuro estar em constante aperfeiçoamento profissional através da participação em cursos, palestras e grupos de estudos, sempre buscando cuidar e tratar dos meus pacientes da melhor maneira possível.
CRP 04/24890
Atuação na Psicologia e Neuropsicologia Clínica.
Neuropsicóloga – Fumec/IPqHC-USP
Especialista em Psicogerontologia
Especialista em T.C.C Infantil e Adolescência pelo InTCC
Formação em Terapia Cognitivo Comportamental
Educador Parental certificado em Disciplina Positiva pela Positive Discipline Association (EUA).
Filiada a SBNP- Sociedade Brasileira de Neuropsicologia
Reabilitação Neuropsicológica
Com relação a Terapia Cognitivo Comportamental, trata-se de uma abordagem psicoterapêutica, focada no aqui e agora, que compreende que o modo como as pessoas interpretam as situações, determina a maneira como se sentem(afetiva e fisiologicamente) e a maneira como se comportam.
Resumidamente, a tcc tem por intuito identificar, avaliar e modificar padrões de pensamento disfuncionais que causam ou mantem um sofrimento emocional e / ou psicopatologia no paciente.
A TCC intervém a nível cognitivo, ou seja, nos pensamentos, e também no comportamento nas ações que se realizam. Para isso são utilizadas técnicas cognitivas e comportamentais, de acordo com cada caso. Na tcc, assim como em toda terapia, é preciso que haja uma boa relação terapêutica, que inclui, entre outros aspectos, empatia do (a) psicoterapeuta (a), respeito, interesse e compreensão dos problemas trazidos pelo cliente para que esse possa sentir-se acolhido e atendido em suas necessidades.
A partir do estabelecimento dessa relação, busca-se a colaboração e participação do(a) paciente e do(a) psicoterapeuta para que os objetivos possam ser alcançados.
Estimulação cognitiva
Visualizar preço
Estimulação cognitiva para idosos - Presencial - Online - Domiciliar
👉 Sim, você pode escolher!!
💡 🧠 INVESTIR na RESERVA COGNITIVA!!!
✅ Segundo a OMS, a EXPECTATIVA de VIDA AUMENTOU de modo significativo nos últimos 50 anos, com previsão de que o número de indivíduos com mais de 60 anos atinja o triplo dos atuais 606 milhões. O Brasil vem apresentando um dos mais rápidos crescimentos da população de idosos: a expectativa de vida, que era de 33,7 anos no período de 1950/1955, atingiu mais que o dobro (73,5 anos) em 2010.
✅ Como “PREVENIR o DECLÍNIO COGNITIVO nos idosos”.
Vamos começar? 💡
✅ A ESTIMULAÇÃO COGNITIVA envolve melhorar o ambiente e as EXPECTATIVAS dos IDOSOS, fornecendo estímulos intelectuais e atividades educativas (Hudak et al.,2019). Essas intervenções incluem exercícios de atenção, linguagem, função executiva, memória e visuoconstrução, são PLANEJADAS para trabalhar diferentes habilidades cognitivas.
✅ As EVIDÊNCIAS disponíveis na literatura apontam para um BENEFÍCIO das INTERVENÇÕES COGNITIVAS em diferentes HABILIDADES MENTAIS para IDOSOS SAUDÁVEIS. Este fato nos INCENTIVA a INVESTIR tanto na estimulação cognitiva e funcional quanto no treino cognitivo e de memória como forma de MANTER a POPULAÇÃO ATIVA física e mentalmente por mais período.
Deseja saber mais ❓ 💡 📝Posso lhe ajudar, agende um horário e vamos conversar.
Reabilitação Neuropsicológica
Visualizar preço
Programa de Reabilitação Neuropsicológica
----------------------------------------------------
Programa de Reabilitação Neuropsicológica
Presencial - Domiciliar - Online
Com Viviane Melo
Psicóloga – Neuropsicóloga
Psicogerontologia
*INTERVENÇÃO ADAPTADA E PERSONALIZADA.*
Uma reabilitação neuropsicológica eficaz significa a diminuição das limitações funcionais e o incremento da capacidade do indivíduo para desenvolver as atividades da vida diária. Para conseguir tal objetivo deve-se trabalhar em diferentes níveis, passando pelos processos cognitivos mais básicos até atingir as capacidades mais complexas.
*ÁREAS DE INTERVENÇÃO*
O programa de Reabilitação Neuropsicológica os pacientes tem apostilas exclusivas, ferramentas específicas, que atuam em diferentes áreas de intervenção como as funções cognitivas básicas e atividades da vida cotidiana e habilidades sociais.
*FUNÇÕES COGNITIVAS*
Denominam-se funções cognitivas os processos mentais que nos permitem desenvolver qualquer tarefa. Fazendo com que seja possível que o indivíduo tenha um papel ativo nos processos de recepção, seleção, transformação, armazenamento, elaboração e recuperação da informação, o que permite que ele se desenvolva de forma adequada no mundo que lhe rodeia.
*ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA (AVDS)*
Também chamadas “áreas de ocupação”, englobam todas as atividades da vida cotidiana, as quais têm um valor, um significado concreto e um propósito para uma determinada pessoa.
As ocupações são centradas na identidade e nas capacidades de uma pessoa e influem no modo de como ela ocupa seu tempo e toma suas decisões.
*HABILIDADES SOCIAIS*
As habilidades sociais são um conjunto de estratégias de conduta e capacidades para aplicar tais condutas, que nos ajudam a resolver uma situação social de maneira eficaz e adequada para o próprio indivíduo e também para o contexto social no qual ele se encontra.
*Deseja saber mais* ❓
💡 📝Posso lhe ajudar, agende um horário e vamos conversar.
Avaliação Neuropsicológica
Visualizar preço
Avaliação Neuropsicológica
O que é? E porque fazer?
Um diagnóstico preciso é fundamental para a elaboração de um tratamento focado nas necessidades do indivíduo. Entenda como a avaliação neuropsicológica contribui para tal processo.
Primeiramente uma definição simplificada sobre a Neuropsicologia. Conforme Luria (1981), a Neuropsicologia é a ciência que estuda a relação entre o cérebro e o comportamento humano. Tem como objetivo a investigar diversas áreas cognitivas do individuo de sistemas cerebrais individuais em formas complexas de atividades mentais.
Detectar a presença de um distúrbio requer uma análise profunda do indivíduo, seja por meio de diálogos ou de exames. Uma das ferramentas que contribuem fortemente para esse processo de investigação é a avaliação neuropsicológica.
A Avaliação Neuropsicológica consiste em uma investigação clínica minuciosa das funções cognitivas, tais como memória, atenção, velocidade de processamento, raciocínio, julgamento, funções da linguagem, funções espaciais, motoras, emocionais e sociais do individuo, com o objetivo de se identificar / esclarecer questões sobre o funcionamento cognitivo, comportamental e emocional do paciente (Harvey, 2012).
A prática clínica da neuropsicologia, Lamberty (2005) propõe que o principal objetivo de um neuropsicólogo clínico é compreender como determinada condição patológica afeta o comportamento observável do paciente (a cognição, comportamento e emoção).
Para que o diagnóstico seja feito de maneira criteriosa e precisa, o profissional deve considerar todo o contexto. O histórico clínico do indivíduo, suas habilidades cognitivas e sociais, a sua personalidade e os resultados dos testes padronizados. A partir daí, é elaborado o programa de reabilitação neuropsicológica e outras intervenções mais adequada para cada caso.
Indicação para Avaliação/Exame Neuropsicológico
É indicado em diferentes demandas clínicas em todas as crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Transtornos do Desenvolvimento;
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH);
Dificuldades escolares e Transtornos do Aprendizado;
Déficits cognitivos nos distúrbios psiquiátricos ou neuropsiquiátricos;
Demências (Alzheimer, Parkinson, Demência Vascular);
Diagnóstico diferencial entre Depressão e Demência;
Déficit cognitivo pós lesões cerebrais decorrentes de traumatismos (TCE);
Déficit cognitivo pós Acidente Vascular Cerebral (AVC);
Dentre outras
Referencia Bibliográfica: Neuropsicologia – Aplicações Clínicas – Artmed 2016
Grupo de apoio (Alzheimer) aos familiares e cuidadores de idosos
Visualizar preço
O grupo de apoio (Alzheimer), com o objetivo de contribuir para a superação de dificuldades enfrentadas desde o momento do diagnóstico até as etapas mais avançadas da doença.
O Grupo de Apoio é um espaço de encontro, aprendizagem e troca de experiências oferecido especialmente para familiares e cuidadores de idosos com Doença de Alzheimer e outras demências, no qual os participantes têm a oportunidade de refletir sobre a tarefa de cuidado sob novas perspectivas, ao encontrar novas estratégias para superar dificuldades e descobrir novas formas de lidar com o cotidiano modificado.
Programa Cérebro Ativo
Visualizar preço
PROGRAMA CÉREBRO ATIVO com Viviane Melo Neuropsicóloga
O *PROGRAMA CÉREBRO ATIVO* é modelado de forma personalizada, adequando-se às necessidades de cada paciente.
👉🏼 Inicialmente, a demanda do paciente é analisada através de testes de avaliação variados, entrevistas com o paciente e sua família;
👉🏼 Na segunda etapa, construímos um planejamento individual, com estratégias e intervenções orientadas pelas metas e objetivos a serem alcançados;
👉🏼 Os exercícios são subdivididos de acordo com as áreas a serem trabalhadas, sendo aplicados e supervisionado por profissional especializado;
👉🏼Após 12 meses, é realizado uma reavaliação do paciente e a análise dos resultados alcançados; caso necessário, será feito um replanejamento e redirecionamento do paciente no programa.
.
Quer saber mais? 🧠💡
Agende seu horário e vamos conversar!