COVID-19

- conte com o nosso apoio nessa batalha

Fernanda Mainente Fumagali

Avaliação neuropsicológica, Adolescência, Reabilitação neuropsicológica, Psicologia infantil, Orientação de pais
Av. João Cabral de Mello Neto, 850 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, 22775-057, Brasil

5

1 opinião
Agenda disponível
Consultas via teleconsulta
Consultas presenciais

Sobre Fernanda Mainente Fumagali

Olá! Me chamo Fernanda, sou psicóloga e estou formada desde 2015. Sou especialista em neuropsicologia, terapia cognitivo-comportamental em crianças e adolescentes e, atualmente, estou me especializando em análise do comportamento aplicada (ABA). Estou pronta para te ajudar! Vamos lá?

Horários disponíveis

Verifique a disponibilidade abaixo
05/05/2022
Não há horários para esse dia

Serviços disponíveis

Verifique os serviços abaixo

Psicoterapia

Serviço oferecido via teleconsulta
Pagamento disponível via plataforma
Visualizar preço
A psicoterapia pode ser algo para te ajudar a entender seus problemas, a lidar com suas emoções e para te ajudar a se expressar, entre outras coisas mais! Nela, iremos trabalhar juntos todas as questões trazidas por você e/ou seus pais. Mas, para o processo valer a pena, é necessário dedicação tanto da criança/adolescente quanto dos pais! Muitas vezes, durante a nossa caminhada, será necessária uma orientação aos pais, para que tudo que a gente desenvolva dentro da sessão seja posto em prática também no dia a dia do seu filho. Teremos por volta de 50 minutos toda semana para desvendarmos todos os mistérios! Tenhamos paciência! Pois é um trabalho que leva tempo e varia de pessoa para pessoa.

ABA - Acompanhante terapêutica

Pagamento disponível via plataforma
Visualizar preço
ABA é uma sigla em inglês que significa Applied Behavior Analysis, que em português significa Análise do Comportamento Aplicada. Ela abrange um conjunto de técnicas de modificação de comportamentos que foram comprovadas cientificamente como eficazes para tratamento do autismo. Hoje em dia ela é considerada como tratamento padrão-ouro para autismo, pois consegue recuperar muito mais atrasos do que outras técnicas e ensinar mais comportamentos a criança. Um dia de estimulação pode fazer muita diferença na vida de uma criança. Utilizamos essas técnicas na hora de montarmos o programa de intervenção de uma criança. O ideal é que o ABA seja aplicado dentro do ambiente da criança, do contexto em que ela vive, ou seja, em casa, na escola, nas brincadeiras... Observamos a criança, pensamos em comportamentos adequados que ela precisa adquirir e cuidamos dos antecedentes e das consequências desses comportamentos, ou seja, ensinamos as habilidades que a criança não possui e redirecionamos as que ela possui de forma desadaptativa, trabalhando os déficits e os excessos. É um tratamento realizado de forma individualizada, dividindo por etapas as instruções das atividades e fazendo uso de reforços quando a criança apresenta comportamentos adequados.

Avaliação Neuropsicológica

Pagamento disponível via plataforma
Visualizar preço
Na hora de cuidarmos da criança ou do adolescente com problemas de aprendizagem, é muito importante saber exatamente onde se encontra esse problema para sabermos como podemos ajudá-la. A avaliação neuropsicológica é fundamental para essa identificação. É através dela que vamos observar onde, dentro do cérebro da criança/adolescente, pode estar dando ruim. Ela é feita através de uma bateria de testes psicométricos, atividades complementares e questionários, onde é investigada toda a cognição da criança/adolescente (memória, linguagem, atenção, funções executivas, comportamento adaptativo...). Junto com o teste, é feita também uma entrevista inicial com os pais e com a criança/adolescente, entrevista com a escola e/ou algum outro profissional que acompanhe o avaliando e uma boa observação clínica durante todo o processo. No final, é redigido um laudo descritivo de tudo que foi observado e, nessa entrevista que chamamos de entrevista de devolução, explico cada etapa do processo e dou sugestões de como proceder em seguida. É um processo um pouco demorado. São necessárias em torno de 6 sessões para a realização da avaliação.

Reabilitação Neuropsicológica

Pagamento disponível via plataforma
Visualizar preço
O nosso cérebro é capaz de se adaptar a mudanças, sabia? Ele está preparado para se modificar diante das nossas vivências, necessidades, estímulos e o ambiente em que estamos inseridos. Ou seja, o cérebro reorganiza os neurônios e os circuitos neuronais por meio da aprendizagem e das vivências, ele é adaptável a mudanças. Isso é o que chamamos de neuroplasticidade cerebral, e é através dela que se baseia a reabilitação neuropsicológica. Dentro da reabilitação, pensamos em diversas formas de intervenções de acordo com as dificuldades apresentadas na avaliação neuropsicológica. Essas intervenções podem ocorrer de diversas maneiras: através de jogos, livros, programas de computador, atividades em geral… também ocorrem, se necessário, dentro de ambientes onde o paciente necessite de ajuda (como por exemplo na escola e em casa).

Redes sociais

Instagram

Opiniões dos pacientes

5.0

Avaliação geral

1 opinião

5

(1)

4

(0)

3

(0)

2

(0)

1

(0)
"Me acalma de um jeito surreal e tem me mostrado que as coisas ocorrem num processo contínuo e provavelmente demorado, mas que vale a pena o esforço❤"
Humannia Logo© 2021 Humannia. Todos os direitos reservados